Agir e Calar

mai 14, 2024

Religiosos renovam os votos temporários

2 - 1

No dia 12 de janeiro de 2024, na Paróquia São Leonardo Murialdo em Caxias do Sul (RS), ocorreu uma celebração solene com os membros da Família de Murialdo. Nesta celebração, os religiosos Fr. Carlos Alberto de Carvalho, Fr. Gean Barbosa, Fr. Osvaldo Filho e Fr. Ricardo Júnior Carvalho renovaram seus votos de Pobreza, Castidade e Obediência. A solenidade foi presidida pelo provincial Pe. Marcelino Modelski e concelebrada pelos demais sacerdotes presentes. 

Além da renovação dos votos, o Fr. Osvaldo Filho recebeu o ministério do Acolitado. Segundo o Pontifical Romano, este ministério é confiado àqueles que desejam consagrar-se especialmente a Deus e à Igreja. O acólito é instituído para o cuidado do serviço do altar, ajudar o diácono e servir o sacerdote nos atos litúrgicos, sobretudo na celebração da Santa Missa. Durante o rito, Pe. Marcelino ressaltou a importância desse ministério que Fr. Osvaldo assumiu e destacou a dimensão do serviço a Deus e aos irmãos, na simplicidade de coração.

Durante a homilia, o pároco Pe. Sérgio Murilo Severino, destacou o significado de permitir-se ser transfigurado por Deus. “Somos convidados a nos transfigurarmos e a transfigurar a realidade que estamos envolvidos. Subir a montanha e fazer a experiência com o Transfigurado ilumina nossa visão a respeito de quem é Jesus. Ajuda-nos a superar as imagens falsas que temos dele. Ele nos revela um Pai que ama sem limites. É a partir da experiência com Ele que entendemos o sentido de nossa vida. Vida que é dom a ser posto a serviço do bem comum do próximo”, ressaltou.  

FAMÍLIA DE MURIALDO: é constituída por pessoas cristãs que, através do Batismo, assumem um modo de vida inspirado na experiência carismática de São Leonardo Murialdo. O carisma de Murialdo consiste em viver o amor misericordioso de Deus por meio da educação dos jovens pobres. Hoje, a Família de Murialdo está presente nos Josefinos de Murialdo, nas Irmãs Murialdinas de São José, no Instituto Secular Murialdo, nos Leigos Amigos de Murialdo, nas Mães Apostólicas, nos ex-seminaristas e ex-alunos dos colégios, além de muitos outros benfeitores.